Como Vender na Quarentena?

Se você é microempreendedor, empresário ou tem um projeto social com certeza já deve ter sentido os efeitos da pandemia do novo coronavírus no seu modelo de negócio. Indiferente da sua área de atuação, as relações de trabalho mudaram e é preciso se adaptar a essas mudanças com novas estratégias comerciais e de segurança.

E diante de um cenário delicado no qual estamos, você pode estar se perguntando: Como vender e continuar trabalhando na pandemia sem colocar em risco meus colaboradores e clientes?

Segurança em primeiro lugar

Nossa primeira recomendação é que você leia atentamente as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre prevenção e cuidados que precisamos ter em relação à COVID-19, e como você pode aplicar essas recomendações nos seus serviços e produtos.

Higienização constante das mãos, limpeza de produtos com álcool, uso de máscara, distância entre pessoas, são algumas medidas que nossos parceiros e clientes têm adotado recentemente.

Após avaliar como seu negócio pode se adaptar a essas recomendações, pense o que deve estar se passando na cabeça do seu cliente: será que tal empresa está funcionando? É a partir dessa questão que você deve guiar suas novas estratégias de venda.

Avise seus clientes!

O primeiro passo, antes mais nada, é informar seu público-alvo que você continua trabalhando e segue as recomendações da OMS. É importante que seus clientes saibam como você se adaptou à quarentena, e que ele pode se sentir 100% seguro ao comprar seus produtos ou contratar seus serviços.

Postagens em redes sociais, e-mail personalizados, mensagens por Whatsapp, são alguns dos serviços que estamos executando com nossos clientes para que as pessoas saibam que eles estão trabalhando e com segurança.

Caso sua empresa ou projeto ainda não esteja no ambiente virtual, não se preocupe. Muitos clientes têm nos procurado com o desejo de migrar do comércio físico para a internet e manter a mesma rentabilidade e qualidade dos serviços e produtos.

Essa é uma tendência que cresce ano após ano, e tem sido acelerada cada vez mais com o cenário que estamos vivendo. Se você tinha dúvidas ou receios sobre colocar sua empresa na internet, o momento oportuno é agora, e nós podemos te ajudar a fazer isso.

Formas de Pagamento

Entre casos que temos nos deparado na quarentena, estão os de estabelecimentos que dependem que o cliente vá até ao local para realizar o pagamento, ou sofre com inadimplência e falta de cobranças.

Saiba que existem diferentes formas de receber pelo seu produto ou serviço com intermediadores de pagamento online. Muitas pessoas estão descobrindo os benefícios de plataformas como YaPay, PagSeguro, Paypal, entre outras que possibilitam o gerenciamento de cobranças, que podem ser pagas via link enviado por e-mail ou redes sociais.

Esses serviços são grandes facilitadores de recebimento, pois seu cliente poderá gerar boletos ou paga por cartão de crédito clicando apenas em um link, sem sair de casa e de qualquer local com acesso à internet.

Como adaptar minha empresa para vender na quarentena?

Pode parecer difícil, em um primeiro momento, pensar como seu modelo de negócios pode mudar diante do contexto atual. O título desse tópico serve justamente para você questionar a si mesmo sobre isso.

Vamos deixar alguns exemplos de mudanças simples que algumas empresas decidiram realizar para continuar vendendo na pandemia, sempre com segurança para você, colaboradores e clientes.

Connect Mobile

A Connect Mobile é uma empresa de manutenção de celulares localizada em São Caetano do Sul, ABC Paulista. O dono da Connect, Daniel Batista, procurou o Studio Ochoa para elaborar e estruturar um site com informações sobre valores, missão, prestação de serviços, contato e conteúdos audiovisuais sobre os serviços prestados por sua equipe.

Além disso, Daniel deu início a uma nova estratégia para chegar aos seus clientes, com um serviço de delivery que retira o celular quebrado na residência do solicitante, faz orçamento, manutenção e entrega o aparelho novo em folha na porta de cada cliente.

Para que as pessoas soubessem dessa possibilidade, a Connect Mobile idealizou um vídeo com informações sobre o novo serviço de delivery, além de um post impulsionado nas redes sociais da empresa.

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Thurhibhius

O restaurante Thurhibius existe desde 1993 e está em atividade até os dias de hoje. Eles possuem diversos pratos em seu menu, e tem clientes de diferentes locais de Santo André e região.

Gabriela, a gerente, nunca havia pensado em cadastrar o restaurante no IFood, ou migrar para o ambiente digital e serviço de delivery. O coronavírus e quarentena chegaram, e Fulana sentiu na pele a necessidade de atualizar seu estabelecimento.

Cadastrou o Thurhibhius em aplicativos de entrega, personalizou um novo logo para seu restaurante e atualizou seu cardápio com novos layouts, texto e formas de apresentar seus pratos e serviços.

Da loja física para loja virtual

Se você tem uma loja física e é novo ambiente virtual, saiba que é muito simples do que parece migrar seus produtos para vendas online.

Além de um layout, logo e uma identidade visual para sua marca, você precisa apenas estudar as diferentes plataformas que possibilitam realizar e-commerce. É muito mais simples do que parece, e existem diferentes formas para você fazer isso.

É claro que você pode optar por construir uma plataforma de e-commerce própria para seu negócio, e nós podemos te ajudar a fazer isso.

Porém, existem alguns sites e aplicativos que facilitam a migração dos seu produtos para o ambiente digital. É o caso da Loja Integrada, uma ferramenta que oferece diferentes planos (inclusive um gratuito) para você catalogar seus produtos, integrar os pagamentos pelo Mercado Pago, PayPal, e outras plataformas, além de permitir a personalização da sua loja virtual.

Para quem procura algo mais simples, existe a possibilidade de vender dentro do Facebook e do Instagram, por meio da ferramenta Gerenciador de Catálogos. Nela, você pode catalogar e divulgar seus produtos dentro da sua própria página ou perfil comercial. O processo é bem simples, e você pode aprender como fazer aqui e aqui.

Aderindo ao EAD

A Educação a Distância, conhecida pela sigla EAD, já era tendência em algumas áreas da educação, seja ela profissional, ensino superior, entre outros modelos. Neste novo cenário atual, os recursos do EAD se tornaram primordiais não apenas para quem já estava habituado, mas para novos empreendedores que estão adaptando seus negócios.

Não importa se você é professor, personal trainer, fisioterapeuta, professor de yoga, músico, psicólogo e etc, pense bem se seu projeto não poderia ter continuidade neste ambiente virtual, no qual novas possibilidades podem surgir.

Os meios para se conectar aos seus clientes são diversas: Skype, Hangouts, Google Meet entre outros aplicativos que você pode criar salas de aulas virtuais para uma ou mais pessoas.

Pense sempre em valorizar os “encontros” ao vivo, as famosas lives. O contato ao vivo com seus clientes e alunos irá potencializar as percepções de valor das suas aulas. O planejamento do que será ensinado também é fundamental, já que a falta de proximidade física altera a disponibilidade dos conteúdos.

Antes de continuar trabalhando, proteja-se!

Para quem presta serviços presenciais, mostrar que está se protegendo é fundamental. Seus clientes precisam entender que você sabe quais medidas tomar para prestar seu serviço com segurança e qualidade.

Se você é médico, dentista, fisioterapeuta, personal trainer, cabeleireiro, entre outras ocupações, é importante que você passe segurança para seu cliente e demonstrar, com uso de máscara, álcool em gel, luvas e toucas de proteção, entre outras ações simples.

A redução de horários e limitação de entrada de pessoas no seu estabelecimento também é essencial para as medidas de proteção, além de mostrar ainda mais que você está preocupado com a saúde dos seus clientes.

Lembre-se: agora é a hora de se aproximar do seu cliente

Fortalecer as relações com seu público será fundamental para continuar vendendo na quarentena, e até depois. Nós sabemos que esse momento que estamos vivendo vai passar, e aproveitar as oportunidades para se reinventar é necessário para que seu negócio, projeto ou idéia siga sempre prosperando.

E caso queira potencializar essa transformação, ou ainda está confuso sobre como e por onde começar, entre em contato conosco.