O que é um manual de marca?
O manual de marca é um documento importante para manter os padrões de identidade da empresa. São orientações e sugestões essenciais para que sua marca preserve o mesmo tom de voz e o estilo gráfico.
Com o desenvolvimento do mercado as marcas viam a necessidade de possuir esse documento, pois havia diferenças significantes em criações publicitárias entre as agências de comunicação e suas próprias filiais .
Isso foi determinante para que a marca tivesse a segurança de transacionar de agência para agência sem que houvesse mudanças em sua identidade.
O mesmo documento valeu para empresas que possuíam filiais, franquias e parceiros de negócio que utilizavam a identidade da marca de forma irregular sem respeitar a cores, as aplicações de logo e até as fontes que a empresa possuía.
A importância do manual de marca:
O que caracteriza um manual de marca?
Vários elementos são necessários para compor um manual de marca, vai desde o logo da sua empresa, as cores, fontes, aplicações e outras variantes dependendo da sua área de atuação. Entenda como cada um desses elementos pode arruinar o seu crescimento e expansão:
Conheça exemplos de manual de marcas
Veja como esse documento é construído e veja a importância dele para o escalonamento da sua empresa.
Confira os tipos de manual de marca
Os modelos disponíveis abaixo são pré-moldados, mas podemos modificar dependendo de sua demanda.
Premium
- Logo e Variações
- Código de Cores e Fontes
- Aplicações e Regras
- Arquivo Digital
Básico
- Logo
- Código de Cores e Fontes
- Arquivo Digital
Premium Plus+
- Logo e Variações
- Código de Cores e Fontes
- Aplicações e Regras
- Arquivo Digital e Impresso
- Pattern (Elementos gráficos)